Instituto Pensar - Recife concorre a vaga na Rede de Cidades Criativas da Unesco

Recife concorre a vaga na Rede de Cidades Criativas da Unesco

por: Tainã Gomes de Matos


Recife está na disputa por vaga na Rede Cidades Criativas. Foto: Ministério do Turismo

A cidade do Recife, administrada pelo socialista João Campos, está na disputa para uma vaga na Rede de Cidades Criativas da Unesco na categoria Música. A capital pernambucana representa o Brasil na última etapa da avaliação ao lado de Campina Grande (PB), que concorre na categoria Mídia. 

Caso seja escolhida, Recife precisará assumir o compromisso de compartilhar boas práticas, desenvolvendo parcerias para promover desenvolvimento urbano a partir das indústrias da cultura e da criatividade. O resultado deve ser anunciado em outubro deste ano. 

"Passamos no teste inicial e agora esperamos a avaliação final, que deverá acontecer em outubro, na sede da Unesco. O título considera a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento cooperativo e sustentável nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.?
João Campos

As cidades que fazem parte da rede compartilham boas práticas e fazem parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade em seus planos urbanos. Simbora, Recife! \"?\"

\"?\" @MPastich pic.twitter.com/yNN3EKNbkK

? João Campos (@JoaoCampos) June 26, 2021

Duas candidaturas por país

Unesco estabeleceu limitação de apenas duas candidaturas por país, concorrentes em duas especialidades distintas. Para serem admitidas à rede, as candidatas deverão submeter-se a processo de avaliação por parte de peritos dos setores de cultura e indústria criativa, no âmbito da Unesco, com ênfase na área de especialização escolhida.

Leia tambémComo desenvolver moradias mais criativas sem visar apenas lucro

As cidades candidatas deverão reconhecer a importância do desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo e comprometer-se a promover o papel da cultura e da criatividade na implementação da Agenda 2030.

Rede de Cidades Criativas promove cooperação

A Rede de Cidades Criativas da Unesco tem por objetivo favorecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. As cidades que aderem à rede comprometem-se a compartilhar boas práticas e a desenvolverem parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano.

Atualmente, dez cidades brasileiras fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que, desde 2004, reconhece mundialmente esforços de cidades para colocar a economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro de planos de desenvolvimento urbano. São elas: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema. 

Seleção de Cidades Criativas

Os municípios interessados em pleitear o título em uma das sete categorias disponíveis ? arte e artesanato; design; cinema; gastronomia; literatura; artes ? comunicação e mídia; e música ? se inscreveram primeiramente em uma pré-seleção para endosso da Comissão Nacional ? da qual o Ministério do Turismo fez parte ? responsável pelo envio dos candidatos à sede do organismo internacional em Paris após aprovação do Itamaraty. Todas as candidaturas aprovadas pelo governo brasileiro devem estar acompanhadas de carta oficial do prefeito da cidade.

O organismo internacional aplica critérios de equilíbrio regional e temático na seleção das cidades, de modo a privilegiar áreas geográficas e especialidades criativas com menor representação na rede. No próximo ciclo de candidaturas, as áreas geográficas consideradas prioritárias são a África e os países árabes, enquanto as especialidades criativas menos representadas são o cinema e as artes ? comunicação e mídia.

Cultura e a Autorreforma do PSB

Autorreforma do PSB considera a Cultura de maneira abrangente e como fator fundamental para a definição de um verdadeiro Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil.

De acordo com a tese 488, na era em que as novas tecnologias de informação e comunicação tendem a disseminar em escala global as manifestações artístico culturais e políticas, é preciso refletir sobre os fatores que podem configurar a cultura brasileira e a identidade nacional. 

"A cultura brasileira e a identidade nacional serão tão mais universais quanto mais brasileiras puderem ser, pois é no mundo e, em certa medida, para o mundo, que as identidades nacionais e culturais se afirmam. "
Autorreforma do PSB

Com informações do Diário de Pernambuco




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: